sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Preconceito Contra Suicidas

Preconceito contra Suicidas
    Então no coração mal compreendido de cada um haverá o incomodo de não entender o suicida. Incompreensão que talvez seja comum a todas as pessoas, pois o ato de retirar a própria vida pode parecer cruel.
     As pessoas dão fim em sua vida todos os dias. Aniquilam-se radicalmente ou se degastam em vários vícios, mil desleixos e abusos de saúde. De forma direta e indireta, consciente ou inconsciente, tem suicidas em toda esquina. Então não me deixe ouvir lamúrias de seu egoísmo criticando pessoas que dão fim a seu sofrimento se matando depois de uma vida procurando cura, alivio ou saída. Bem provável de você que julga sem medir os pesos ser o próximo suicida. Imagine que em vez de ter suicidado a dor do indivíduo tomasse outras proporções, em vez de suicida se tornasse um psicopata assassino serial, é possível!
     Vivemos cada qual em seu mundo de particularidades e indiferenças, por mais que compartilhamos de uma mesma espécie somo seres únicos por dentro. Alguns já nascem predestinados a carregar uma dor em seu amago tão profunda que os leva a sofrer intensamente por toda vida até que um dia encontra seu limite. Limite esse que seja por deficiência do corpo, que adoece por viver intensamente tanto desconforto e sofrimento ou pelo ato de suicídio por já terem se desgastado e se debilitado de forma que outra pessoas dificilmente compreenderia.
     Não existe uma causa especifica para o suicídio. É um fenômeno paradoxal que pode englobar uma série de fatores de ordem ambiental, cultural, biológica, psicológica, política, dentre outros.
     Estamos tão bem apegados a nossas ilusões egocêntricas que esquecemos que tudo em nosso torno possui uma vida tão frágil quanto a nossa e que coexistir vem se tornando mais difícil. As pessoas estão com suas cabeças trabalhando sempre em ritmo acelerado conturbando seus limites e os dos outros, perdendo sua sensibilidade e a cada vez mais se encurralando até se desgastarem o suficiente para não conseguir mais viver sendo sugada e desgastada por outros. Toda sombra de nossa sociedade é formada por nós mesmos devido as nossas pequenas escolhas e atitudes. Nos tornamos uma máquina de homicidas e suicidas.
     Não dá para entrar na cabeça de outra pessoa, saber o que outro sente, pensa, vive é quase impossível. Sendo assim, não tendo compreensão da realidade que não nos pertence, porque julgar, ofender ou criticar. Quando ver um morto por suicídio ou alguém com tendências, tome um pouco da dor desse humano para precaver esse destino cruel para você. Ninguém deseja a morte atoa. Observe bem, a causa aparente pode ser bem supérflua. Para chegar a tal estado deve-se destilar muito sofrimento. Quem não respeita um suicida, não compreende sua própria dor.


Por: Wesley da Silva Emiliano

“A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más.” -  Friedrich Wilhelm Nietzsche

Sem comentários:

Enviar um comentário